Buscar
  • Dra. Corina Leal

Separamos 5 dicas para manter uma alimentação saudável na terceira idade

Atualizado: Jun 11



Uma das melhores formas de manter a longevidade e bem estar em dia é obedecendo às limitações do corpo, sempre seguindo as orientações nutricionais do seu profissional de saúde.


É fundamental para o seu equilíbrio seguir dietas balanceadas de acordo com sua estrutura corporal, onde todas as vitaminas e proteínas deverão estar distribuídas da forma correta.


Sabemos a importância de seguir um regime alimentar rico e controlado durante a terceira idade, e por isso, hoje iremos contar 5 dicas valiosas para manter uma alimentação saudável na terceira idade.


1 - Siga o plano nutricional


O acompanhamento de um profissional é essencial para que você tenha em mãos uma dieta bem definida e alinhada com as necessidades do seu corpo. Porém, uma das etapas mais difíceis em uma dieta é a de segui-la dia após dia rigorosamente, obedecendo toda a tabela de refeições e mantendo o foco em sua ordem alimentar.


Este auxílio será a sua bússola alimentar, onde você terá que guiar toda a sua dieta de acordo com estas orientações nutricionais, trazendo com certeza bons frutos para a sua saúde e qualidade de vida.


2 - Consuma produtos orgânicos e naturais


É comum que estejamos acostumados a consumir certos produtos industrializados que facilitam de forma prática a preparação de nossas refeições. Porém, muitos destes alimentos possuem baixo valor nutricional, além de também estarem presentes grandes quantidades de açúcar, sal e gordura.


Estes produtos colaboram para o aumento do peso, além de também oferecer risco de vida através de doenças como: hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares.


Busque sempre compor a sua geladeira com alimentos naturais e orgânicos, focando sempre em frutas, legumes, verduras e grãos como: abacate, abacaxi, ameixa, mamão, banana, cenoura, beterraba, abobrinha, chuchu, berinjela, brócolis, espinafre, couve-flor, e afins.


Quando for escolher por uma proteína, seja animal ou vegetal, escolha sempre por aqueles de valor calórico reduzido como:


Carne Brancas

  • Frango

  • Peixes

  • Bacalhau

  • Atum

  • Salmão

Proteína vegetal:

  • Lentilha

  • Manteiga de amendoim

  • Pão integral

  • Castanha de caju

  • Grão de bico

  • Tofu

  • Aveia

  • Chia

3 - Evitar Excessos


Listamos alimentos que são importantes para o desenvolvimento de uma dieta balanceada, porém, existem os excessos e o consumo indevido de alguns produtos que podem também ser prejudiciais se consumidos em grande quantidade.


Na hora de utilizar óleo de cozinha, busque sempre por alternativas vegetais como: óleo de soja, semente de girassol, milho e ou/ manteiga vegetal.


Evite também grandes quantidades de óleo na hora de cozinhar, ou reutilização do mesmo, pois acabará acumulando resquícios químicos indesejáveis para o bem estar da sua saúde.


Busque também sempre equilibrar suas refeições e obedecer a sua ordem, sendo cinco refeições durante todo o dia, sem que sejam puladas as suas etapas e horários.


4 - Hidrate-se e pratique exercícios!


A prática de atividades físicas na terceira idade além de oferecer benefícios para o bem estar, também fortalece a musculatura óssea e o desenvolvimento do seu corpo, trazendo maior disposição e energia para a rotina.


É importante manter o corpo sempre hidratado, pois a partir de certa idade avançada existem os riscos de doenças renais em idosos. O consumo de água recomendado para idosos a partir dos 70 anos é de 2,1 litros ao dia, seguindo as indicações de médicos e profissionais da área de nutrição.


5 - Seja Feliz consigo mesmo!


Manter o seu equilíbrio mental é fundamental para a saúde do seu corpo. Então pratique sempre o exercício da gratidão.


Seja grato todos os dias pela sua vida. Mantenha sempre os seus pensamentos alinhados com coisas que lhe tragam harmonia e paz, evite buscar por conflitos que não agreguem em seu dia.

Busque sempre por uma rotina que traga alegria para seus dias, e aceite-se da forma que você é! O melhor remédio para longevidade é manter sempre o sorriso no rosto e o coração aquecido de sentimentos bons.


Gostou das dicas? Para saber mais acompanhe nosso Blog e tenha sempre em mãos um conteúdo exclusivo sobre Bem Estar na terceira idade.


A Clínica Cuidar-te Geriatria conta com uma equipe de profissionais capacitados da área de Geriatria, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Fisioterapia, oferecendo um atendimento humanizado e especial para você.

Marque já a sua consulta falando com um de nossos atendentes.

15 visualizações0 comentário