Buscar
  • Dra. Corina Leal

A importância extra da vacinação para idosos



Alguns cuidados na saúde do idoso precisam ser recomendados para a prevenção de doenças. As infecções devem ser evitadas por meio de vacinas que prepara o organismo para esse combate.


Chegar à terceira idade com saúde e disposição não é apenas um desejo, mas também uma constatação frequente e notória. Na era digital, sobretudo, não faltam recursos que incentivam a busca por um envelhecimento saudável. Os idosos estão mais sujeitos a riscos de doenças. Por isso, a saúde requer muitos cuidados. E a vacinação tem um papel fundamental nisso.


Vacinar é uma maneira eficaz de prevenir e proteger de uma variedade de doenças, como bem explica a médica geriatra e diretora técnica da Cuidar-te, Dra Corina Leal (CRM/BA 11799, RQE 6165):


“Nos idosos há um enfraquecimento natural do sistema imune, facilitando vírus e bactérias de causarem infecções, muitas vezes, graves. As vacinas funcionam 'treinando' nossas células de defesa a combaterem esses microrganismos. Por isso, um paciente vacinado para alguma doença pode até contraí-la, mas o quadro é geralmente mais brando”.


Segundo a Comissão de Vacinação da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), apesar do aumento da campanha de imunização, os índices de vacinação em idosos ainda não são satisfatórios. No Brasil, cerca de 50% das internações por pneumonia são de pessoas acima dos 60 anos de idade. Fonte: SBGG


Uma causa preocupante nesse cenário é a falta de informação que ainda perdura em relação a importância da vacinação para idosos. É preciso ser esclarecido que as vacinas são necessárias.


Normalmente, são recomendados para idosos vacinas como:

  • Influenza (gripe),

  • Pneumocócica (Pneumonia, Meningite, Otite e outras),

  • DT (contra Difteria e tétano) e

  • Herpes-Zoster (causada pelo vírus da catapora).


Calendário de Vacinação do Idoso


Manter a carteira de imunização em dia é uma medida que não pode ser deixada de lado e precisa ser adotada, em vista que a vacinação é um excelente meio de prevenção contra gripes e doenças respiratórias, além de imunizar o idoso que deseja viver mais e ter melhores condições de vida.


Diante disso, o geriatra é o especialista indicado para acompanhar o histórico de vacinação do idoso e orientar quais vacinas são necessárias. Além de tratar das condições do idoso, esse especialista tem o conhecimento de avaliar todas as alterações do paciente para garantir uma velhice mais saudável.


Estar de olho na saúde, manter as vacinas em dia e conhecer quais são os exames para um check-up não podem ser ignorados, já que com o passar dos anos essa faixa etária se torna mais suscetível a desenvolver alguns problemas de saúde.


Fique por dentro do Calendário de Vacinação do Idoso e previna-se!


Conheça o guia da Cuidar-te


Já parou para pensar que as práticas de prevenção são fundamentais para manter a saúde do idoso em dia? Ficar atento às vacinas e realizar exames de rotina garante uma proteção contra diversas doenças e auxilia no envelhecimento mais prolongado.


Pensando nesses cuidados, a Cuidar-te preparou um guia completo para auxiliar sobre a vacinação e quais exames o idoso deve fazer. Esse guia pode ajudar você a levar uma vida mais saudável.


Baixe o guia e descubra como é importante cuidar da saúde e aproveitar bem essa fase da vida.



Dra. Corina Leal Costa

Médica Geriatra e Diretora Técnica da Cuidar-te Idoso

CRM/BA 11799 / RQE 6165

68 visualizações0 comentário