Buscar
  • Dra. Corina Leal

5 exercícios práticos para se fazer em casa durante a pandemia



Atualmente vivemos em um momento bastante delicado devido à pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2). Sendo assim, cuidar da saúde física e mental é fundamental para atravessarmos esse momento difícil com qualidade de vida.


Praticar exercícios físicos em isolamento social tem se tornado uma alternativa bastante eficaz. Essas atividades trazem benefícios diversos para a saúde corporal, fortalecendo a musculatura óssea e ajudando contra doenças como: ansiedade, depressão, sedentarismo e obesidade.


Lembrando que é fundamental a orientação de um profissional sobre a prática destes exercícios, portanto, informe-se com seu médico antes de realizar qualquer atividade física citada.


Pensando nisso, hoje iremos demonstrar 5 exercícios práticos que você pode fazer em casa sem a necessidade de equipamentos. Confira abaixo:


Alongamento

1 - Cubra o chão com uma esteira ou colchonete apropriado para exercícios.


2 - Sente-se de forma confortável com as pernas esticadas.


3 - Levante o braço para cima, esticando e segurando as mãos.


4 - Ainda sentado, estique o braço para a frente do seu pé, para alongar os músculos. Lembrando sempre de respeitar o esforço de seu condicionamento físico.


Caminhadas


Após o alongamento, separe um espaço de sua casa e/ou apartamento em que você possa andar como se estivesse em linha reta. Ao praticar esta caminhada você acaba gastando suas calorias e desenvolvendo sua musculatura óssea.

Ah! Lembre-se que você deve utilizar tênis para praticar tais exercícios, sempre respeitando os limites do seu corpo.


Caso queira inovar um pouco o exercício, mude o percurso, e coloque obstáculos. Você pode caminhar até um ponto e voltar normalmente, o importante é caminhar e exercitar os membros inferiores.


Aeróbico


Utilize o seu dispositivo de som favorito. 1 - Escolha uma música do seu agrado


2 - Dance e movimente os músculos, trabalhando todo o corpo.


3 - Trabalhe o corpo de forma equilibrada e relaxante.


4 - Pode realizar as tarefas de casa utilizando o método aeróbico, porém lembre-se sempre de descansar quando o corpo pedir, ok?


Exercício sentado (Quadríceps)


1 - Sente-se em uma cadeira encostada na parede com a postura ereta e com as pernas na largura do quadril e os braços soltos sobre as coxas.


2 - Com auxílio de uma almofada, segure-a com as duas mãos e levante-a para frente do rosto e para baixo 8 vezes.


3 - Lembre-se sempre de descansar entre uma série e outra.


Contração com as mãos


1 - Utilizando uma bolinha exercitadora ou toalhas, pressionar o objeto entre a palma da mão.


2 - Abra e feche as mãos, pressionando o máximo que puder durante 20 segundos.


3 - Repetir por 3 ou 4 vezes.



Viu só como é fácil manter o corpo em dia mesmo em isolamento social? O acompanhamento médico de um fisioterapeuta é fundamental para analisar o seu progresso e desempenho muscular.


A Clínica Cuidar-te Geriatria conta com uma equipe de profissionais capacitados da área de Geriatria, Terapia Ocupacional e Fisioterapia, oferecendo um atendimento humanizado e especial para você.


Marque já a sua consulta falando com um de nossos atendentes.

31 visualizações0 comentário