Buscar
  • Dra. Corina Leal

5 dicas de segurança essenciais para vacinação de idosos contra a COVID-19



Com muita alegria e esperança, o povo baiano já está recebendo as doses de vacinação contra a COVID-19 em todo o estado. Já foram contabilizados mais de 1 milhão de vacinados, entre esses 725.598 para a primeira dose e 362.263 para a segunda.


Hoje, a Bahia é o terceiro estado no Brasil com maior número de doses aplicadas, com prioridade na fila inicialmente para idosos e profissionais da linha de frente em geral.


Porém, ainda assim é muito importante preservar e manter os cuidados necessários na hora da vacinação para evitar uma possível contaminação, pois o intervalo de tempo entre a primeira dose e a segunda não imuniza 100% aqueles que já aplicaram a vacina.


Pensando nisso, separamos 5 dicas importantes para prevenção de idosos durante a vacinação contra COVID-19.


Planejar ida ao posto de vacinação


Para um dia especial como este é preciso organizar todas as questões burocráticas para que não falte nenhuma documentação ou ocorra algum tipo de imprevisto.


Planejar o seu trajeto até o posto de saúde para o dia da vacinação evita também congestionamentos de trânsito indesejáveis ou qualquer outro tipo de imprevisto que por ventura chegue a acontecer.


A prefeitura de Salvador também já iniciou a campanha de pré-cadastramento em seu site oficial, onde idosos de 60 a 79 anos podem realizar a inscrição e garantir maior segurança no processo de vacinação.


Consulta de postos de saúde autorizados


Com todos os seus documentos em dia, o próximo passo é escolher qual o posto de vacinação ficará mais acessível para o seu trajeto, e também conferir o seu fluxo de disponibilidade para atendimento.


Visando atender todas essas necessidades, é possível conferir em tempo real no site oficial do Filômetro os locais de vacinação, a média geral de filas de drive-thru e o número de postos ativos disponíveis para se vacinar.


Sem desculpas para enfrentar filas agora! ;)


Utilizar máscaras de tecido e álcool gel


Seguir os protocolos de saúde da OMS tornou-se um hábito social no mundo inteiro, justamente para combater e prevenir a propagação do vírus. Mesmo com a vacina em dia, é fundamental manter estes protocolos até que a população esteja 100% imunizada.


No momento da vacinação é muito importante evitar ter contato com objetos de uso médico, utilizar máscara e higienizar as mãos com álcool em gel.


Além disso, se a vacinação estiver acontecendo em ambiente aberto ou dentro do posto de saúde, é sempre necessário manter o distanciamento de 2 metros entre os outros transeuntes da fila.


Adiar a vacinação caso tenha sintomas


Garantir a proteção da vida com a vacinação é primordial em uma crise de saúde mundial como a que vivemos hoje. Porém existe uma responsabilidade social com o próximo, onde devemos preservar a vida e manter o isolamento social caso os sintomas venham a aparecer.


Por isso, especialistas da saúde recomendam que caso esses sintomas estejam presentes durante a sua época de vacinação, a recomendação é que o contaminado permaneça em casa em isolamento durante 14 dias e adie a sua vacinação.

É importante ressaltar que caso a pessoa esteja infectada, a vacina não surtirá efeito de imediato, sendo assim ineficaz no combate contra o vírus.


Agendar visita no caso de idosos acamados


Algumas pessoas infelizmente não estão em condições de saúde adequadas para se locomover até o posto de saúde e receber a sua dose de vacinação. Desta forma, a Secretaria de Saúde de Salvador criou o Vacina Express em casos de agendamento para vacinação domiciliar.


Para agendar a visita basta acessar o link a partir das 08h00 e garantir o seu atendimento domiciliar.


Conheça o guia da Cuidar-te


Já parou para pensar que as práticas de prevenção são fundamentais para manter a saúde do idoso em dia? Ficar atento às vacinas e realizar exames de rotina garante uma proteção contra diversas doenças e auxilia no envelhecimento mais prolongado.


Pensando nesses cuidados, a Cuidar-te preparou um guia completo para auxiliar sobre a vacinação e quais exames o idoso deve fazer. Esse guia pode ajudar você a levar uma vida mais saudável.


Baixe o guia e descubra como é importante cuidar da saúde e aproveitar bem essa fase da vida.


46 visualizações0 comentário