Buscar
  • Dra. Corina Leal

3 atividades terapêuticas para manter idosos mentalmente ativos durante a quarentena



Como garantir que exercícios sejam feitos pelos idosos durante o período de isolamento social?

A necessidade de isolamento é real, entretanto muitos idosos têm condições complexas em que a suspensão total da assistência fisioterapêutica ou terapia ocupacional pode resultar em piora clínico-funcional. Deve-se avaliar caso a caso junto à família e à equipe multiprofissional que assiste o idoso, ponderando os riscos e benefícios da continuidade das terapias nesse contexto atual.

"Nossa orientação é para que o fisioterapeuta, junto à família/cuidadores, adotem estratégias para manter estímulos físico-funcionais em casa, a fim de minimizar o impacto da redução dos atendimentos sobre a funcionalidade dos idosos nesse período. As estratégias podem considerar orientações para a família e cuidadores com cartilhas, prescrição de exercícios domiciliares, sugestão de rotinas respaldados na resolução n°516/2020 COFFITO", comenta o fisioterapeuta da Cuidar-te, Matheus Ventura (CREFITO-7 89969-F).

Frente ao atual cenário da pandemia do Covid-19, as terapeutas ocupacionais da Cuidar-te, Leila Azevedo e Renata Matos, destacam três atividades terapêuticas para manter os idosos mentalmente ativos durante a quarentena.

Mas, atenção: para o idoso que apresentar maior dificuldade cognitiva, as atividades podem ser realizadas com ele. Incentive e possibilite a realização.

1- Manter o contato as memórias

Telefonar para amigos e familiares, ou até realizar chamadas de vídeo por aplicativos de mensagens; escutar as músicas favoritas e olhar álbum de fotografias auxiliam o idoso a manter o contato com suas memórias, identidade, e pessoas queridas.

Quando visualizando fotografias, é possível incentivá-los a etiquetar os nomes das pessoas que estão na foto ou escrever o que recordou daquele momento.

2- Escreva

Atividades relacionadas à leitura e escrita podem ser muito prazerosas. Enquanto lê, o idoso também pode grifar parágrafos interessantes ou fazer um resumo. Escrever deve ser um hábito cultivado diariamente. Pode ser uma carta, oração, mensagem, receita, música, poesia...

3- Faça atividades manuais e cozinhe

Se gosta de jogos, esse é um momento favorável para jogar. Se gosta de desenhar ou decalcar, a maior quantidade de tempo livre pode ser utilizada para isto. E, se o idoso gosta de cozinhar, pode fazer aquela receita que está guardada a um tempo.

Cuidado redobrado

Enquanto houver o perigo do coronavírus, cuidados precisam ser tomados de forma especial, para que a saúde dos idosos seja preservada também durante essas atividades. Mesmo que não possuam doenças crônicas ou outros agravantes, eles ainda são considerados grupo de risco para os casos mais graves da Covid-19, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Dra. Corina Leal Costa

Médica Geriatra e Diretora Técnica da Cuidar-te Idoso

CRM/BA 11799 / RQE 6165

42 visualizações

Clínica Cuidar-te

Centro Médico da Graça, Sala 701

R. Humberto de Campos, n.144, Graça, Salvador, BA, 40150-900

Tel: 71 3014-3824 / 71 99962-8619