QUANDO DEVO PROCURAR UM GERIATRA?

        É comum as pessoas se questionarem sobre qual é o momento certo de procurar um geriatra e o que este profissional da saúde faz pelo idoso. Segue abaixo o esclarecimento destas dúvidas:


Qual o Papel do Geriatra?


        O geriatra é o profissional da área da saúde especializado em uma das etapas mais importantes da vida: O envelhecimento. Ao mesmo tempo em que é específico em uma área do conhecimento é um profissional generalista no aspecto do funcionamento do corpo humano. O geriatra deve conhecer de tudo o razoável e para isso se dedica a conhecer a Clínica Médica, Cardiologia, Psiquiatria, Neurologia, Pneumologia, Nefrologia, etc. Além disso, é claro para ele os limites de sua atuação. Por esse motivo consegue avaliar as condições de cada paciente e determinar o momento em que este deve ser encaminhado para outro profissional.

Quando alguém é considerado Idoso?


        Os conceitos iniciais definidos pela OMS(Organização Mundial de Saúde) classificava uma pessoa como sendo idosa pela idade. Em países desenvolvidos era considerada idosa a pessoa com idade superior a 65 anos e 60 anos para os países em desenvolvimento. Entretanto existem linhas de pensamento que discordam deste método, tendo em vista que a velocidade do processo de envelhecimento varia de indivíduo para individuo.

Quando devo Procurar um Geriatra?


        O geriatra além de cuidar do idoso, também auxilia o adulto saudável a entrar na fase idosa com saúde. Deste modo podemos dizer que toda pessoa idosa interessada em cuidar de sua saúde como um todo ou que deseja se tratar de alguma patologia e o adulto prestes a entrar na fase do envelhecimento é indicado a procurar um Geriatra.

Diretora Técnica: Dra. Corina Leal Costa - CREMEB 11799
Copyright © 2013 - Cuidar-te. Todos os Direitos Reservados.
Rua Humberto de Campos n 1402, Sala 701, Centro Médico da Graça, Graça, CEP 40.150-900.
Contato: (71) 3014-3824